23.10.09

"Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido".

O perdão nos dias de hoje é cada vez mais difícil de ser dado. Muitas vezes por vergonha pois pensamos que vamos mostrar fraqueza ao outro ou por ter medo que pensem que é um ato de falsidade - nas vezes em que é muito grave o que a outra pessoa fez -, mas na verdade para perdoar é necessária extrema CORAGEM. Como assim coragem? É preciso coragem para quebrar os preconceitos e aceitar que no perdão nós recomeçamos. E não é só isso: nós aceitamos ainda mais nosso Deus, pois seu Filho foi bem claro quando nos ensinou o Pai NOsso, mostrando qu e nosso perdão só vem quando perdoamos o próximo, deixamos o nosso rancor de lado e começamos a AMAR o outro, pois esse é o maior propósito de vida de um cristão.
Temos que saber também que perdoar não é esquecer o que nos fizeram, perdoar é amar o outro apesar de suas falhas, aprender também com o erro do outro e tentar ver o que essa dor fez de bom em nós. São Francisco pregou bastante o conceito que o perdão divino só vem com nosso ato de perdoar. Em sua oração ele dá destaque na reciprocidade: "Amar que ser amado. Perdoar pra ser perdoado. Pois é dando que se recebe", quando fazemos o que essa oração diz, percebemos que nós temos que fazer acontecer, ou seja, dar o primeiro passo sempre. Quando perdoamos, acontece uma coisa extraordinaria: Nossas feridas, muitas vezes profundas, que podem ter muito tempo são curada em míseros segundos por Nosso Pai. A sensação é inexplicável: alegria misturada com alivio e sobre tudo de amor. Isso mesmo: amor! Pois como Jesus nos perdoa todos os dias com amor, quando perdoamos sentimos uma sensação de amor que chega até ser divino.É estranho pensar que essa pessoa, que antes sentíamos ódio por ela, agora vemos com carinho ou de um jeito que nem nós próprios entendemos. O Padre Fábio de Melo canta em uma de suas músicas: "O ódio é uma forma tão estranha de amar". E entendo isso agora, mas não tenho palavras para transmitir de uma forma coerente para vocês entenderem. Mas, se vocês tentarem perdoar não só de boca, mas de CORAÇÃO, vocês vão me entender.
O Padre Fábio diz que: " O Evangelho nos permite ficarmos próximos uns dos outros." É uma verdade clara e ninguém duvida, pois como Jesus doou sua vida a nós, a gente tem que doar nossa vida aos outros, assim ficando mais próximo do outro. Quando eu falo amar, não é apenas amar, é também perdoar. Eu sei que em muitas vezes pensamos que é impossível, mas é por isso que o cristianismo é um desafio diário, que tem que ser enfrentado todos os dias. Jesus disse que quem quisesse ir com Ele, tinha que carregar a sua cruz, então pelo menos tente. Eu sei que pode parecer loucura, ainda mais vinda de mim, mas é sempre aquela coisa do primeiro passo, se você não tentar hoje é que não vai tentar mesmo. Dê exemplo que é possível, é isso que eu quero tentar passar pra vocês, apenas isso. O que eu senti quanto fiz o que parecia ser impossível ao meus olhos, mas não ao olhos de Cristo, Ele mudou minha sorte com certeza. Tente e comprove!
Só vou falar essa frase: " Se a gente muda e começa a amar tudo se transforma." Espero que consigam comprender o que eu tentei explicar.

" O que vos falei ao pé do ouvido, publicai-o de cima dos telhados".(Mt.10,27)

0bs.: Este texto foi escrito pelo aluno Jorge Luis do 3ºAno B, do Ensino Médio (Colégio Santa Madalena Sofia)

Um comentário: